Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Florianópolis - Decreto vai alterar cobrança de alvará sanitário

    Mudanças foram negociadas entre o presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC), Sergio Faraco, e o diretor de Vigilância Sanitária, Anselmo Granzotto, com a participação das entidades empresariais, como a Abrasel/SC.

    A prefeitura de Florianópolis já elaborou uma minuta de decreto que vai reduzir significativamente o impacto provocado pelo reajuste nos valores dos alvarás sanitários na Capital, que em alguns casos registrou alta de até 800%. Este assunto foi tema de encontro, no início de fevereiro, entre o presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC), Sergio Faraco, e o diretor de Vigilância Sanitária, Anselmo Granzotto.

    Pelo Decreto, os valores não sofrerão mudanças (estavam sem reajuste desde 2006), mas vai acabar a cobrança cumulativa. A taxa só incidirá sobre a atividade mais complexa. Ou seja, no caso de uma padraria, confeitaria e cafeteria, a taxa será cobrada sobre a atividade padaria (se esta for a principal do estabelecimento).

    A mesma norma se aplica a bares e restaurantes ou farmácias e drogarias.

    A minuta vai ser ainda analisada pela área jurídica da prefeitura, mas a previsão do diretor da Vigilância Sanitária é que o texto seja assinado até o final de março pelo prefeito Dário Berger. Até lá, ele aconselha os estabelecimentos que precisam renovar os alvarás a aguardar a publicação do Decreto, para que possam ser beneficiados pelas novas regras.

    O texto da minuta já foi apresentado à Abrasel/SC (Associação de Bares, Restaurantes e Similares de Santa Catarina) e recebeu o ok da entidade.

    Para o diretor Anselmo Granzotto, o CRCSC teve um papel extremamente importante na busca de uma solução para a questão do alvará sanitário. Ele garantiu que todo o incremento de receita obtido com o reajuste da taxa será investido na própria Vigilância, na melhoria do atendimento, na capacitação dos fiscais e compra de equipamentos de trabalho, o que vai resultar em mais agilidade.

    Na avaliação do presidente do CRCSC, a Vigilância Sanitária ao abrir suas portas para discutir o problema do reajuste mostrou sensibilidade e preocupação com as demandas das empresas da Capital.

    Fonte: Márcia Quartiero - Assessoria de Comunicação CRCSC

    • Publicações3153
    • Seguidores29
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações446
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/florianopolis-decreto-vai-alterar-cobranca-de-alvara-sanitario/2582753

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)